Voz – cuidar é necessário
A voz é tão individual quanto a impressão digital, ela tem relação direta com a idade, sexo, personalidade, emoção e profissão. Assim como temos a identificação de uma pessoa pela digital, temos a identidade vocal. Por isso, é preciso cuidar dela durante todas as fases da vida. Artistas, professores, operadores de telesserviços e demais profissionais que utilizam a voz precisam ter atenção redobrada. Sintomas como rouquidão, pigarro constante, voz fraca, falhas ou cansaço ao falar merecem atenção. Diante de qualquer um deles, consulte um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista. Minha Voz, Minha Identidade!
Devo procurar um especialista somente em caso de alteração na voz por mais de um mês?
NÃO
Sintomas como rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais podem ser sinais de problemas. Observe se eles melhoram quando você permanece por alguns dias sem falar muito e se pioram em situações em que usa mais a voz. Caso os sintomas durem mais de 15 dias, você deve consultar um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.
Tenho um problema de voz. Devo procurar um fonoaudiólogo?
SIM
A avaliação do médico otorrinolaringologista e do fonoaudiólogo são complementares nos casos de problemas de voz. O médico faz o diagnóstico nosológico e indica a conduta do caso (remédios, cirurgia ou fonoterapia). O fonoaudiólogo, especialista em voz, avalia o comportamento vocal e define a conduta fonoaudiológica necessária (orientação, aperfeiçoamento e exercícios).
Fonte: www.fonoaudiologia.org.br
Dra. Rachel de Carvalho Pereira – Fonoaudióloga
Leave a reply →